eelo 1885 DISC EXPLORER

Os melhores percursos para andar de bicicleta em Portugal

Faz bem à saúde, à alma e ao meio ambiente então não poupe a sua bicicleta: aproveite para fazer exercício sem ter a impressão de se esforçar, arruinar ou fechar-se entre quatro paredes.

Por Vanessa Alves Ferreira

Segundo o sítio web Ciclovia há cerca de 1800km cicláveis no país. Ao aproveitar linhas ferroviárias desativadas para fazer delas ciclovias, ecovias e ecopistas, Portugal tem uma imensidade de rotas atravessando paisagens rurais, urbanas ou montanhosas que pode utilizar. Consulte este portal para ver onde e obter direções.

Deixamos-lhe aqui a nossa seleção dos melhores percursos para andar de bicicleta e fazer perdurar a volta a Portugal, de norte a sul do país. 

Porto 

A Ciclovia Foz do Rio Douro oferece-lhe um percurso cultural e citadino. Com uma extensão de perto de 5km, desde o Parque da Cidade até à Foz da Ribeira da Granja, esta ciclovia atravessa vários pontos de interesse como o Castelo do Queijo, a Estação de Zoologia Marítima, as Praias Homem do Leme e Molhe de Carreiros ou ainda o Observatório de Aves do Rio Douro. 

Opte pela Ciclovia da Afurada se pretender dar um passeio à beira-mar e conhecer as principais praias a sul da Invicta. Arranque na parte final do estuário do Rio Douro e passe pelas Praias de Lavadores, Pedras Amarelas, Estrela do Mar, Salgueiros, Sereia da Costa Verde, Canide e Marbelo. 

 

 

Lisboa 

Visite ou revisite algumas das principais atrações da capital como o Museu Nacional de Arte Antiga ou o recente MAAT, o Padrão dos Descobrimentos ou o Mosteiro dos Jerónimos aproveitando o Troço da Frente Ribeirinha desde a Praça do Comércio até à Torre de Belém. Sete quilómetros para aproveitar a vista e ficar em forma. E não se preocupe, consegue fazer este percurso em apenas 30 minutos. 

Se a sua vontade for ir fazer compras ao Vasco da Gama ou visitar o Oceanário de Lisboa, o percurso Alfama – Parque das Nações faz-se em outros 30 minutos de bicicleta. 

 

E porque nem todos somos o Rui Vinhas, aproveite o concurso pixmania x cpr para tentar ganhar a mochila abaixo, ideal para andar de bicicleta em segurança, com luzes de sinalização LED para indicar as suas intenções na estrada, ou para ir às compras já que é dobrável e resistente. Para participar é aqui:

 

Coimbra 

Na cidade dos estudantes, o Parque verde apresenta-se como a melhor opção para dar umas pedaladas à beira-rio. Tem 4km para aproveitar a vista da cidade e, porque não, experimentar o Stand-Up Paddle pelo meio? 

Algarve

Os adeptos de ciclismo de montanha e ciclistas intermediários ficarão satisfeitíssimos com os 450 km da Rota Vicentina. Sugerimos um percurso de Lagos a Sagres passando por Bensafrim, Vila do Bispo e Cabo de São Vicente. 

Com mais de 20km de extensão, a Ciclovia de Vilamoura proporciona-lhe pistas agradáveis juntas ao mar e no centro. Sugerimos-lhes ir da Quarteira até à Marina de Vilamoura para um pequeno passeio de 3km, perfeito para aproveitar as suas férias algarvias. 

 

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.